Aula 8: Ponteiros. Aritmética. Referência: var, vetor, matriz, struct.

Ponteiros:
Declarações e Inicialização de Variáveis Ponteiros
Operadores de Ponteiros (%p, &, &*, *&).
Aritmética de ponteiros.
Chamando Funções por Referência: Variável, Vetor, Matriz e Struct

1 – Dada uma variável num1 do tipo inteiro com valor 7. Faça um ponteiro que imprima o endereço da variável e também imprima o endereço do ponteiro e seu valor apontado. E usando o ponteiro altere o valor de 7 para 22. Imprima a variável num1 novamente.
2 – Dados 2 números do tipo float representando 2 notas informadas pelo usuário. Gere 2 variáveis a e b para receber estes dados e faça uma função chamada troca usando ponteiros para trocar os valores de cada variável. Imprima o resultado da alteração na função main.
3 – Dado um vetor chamado matemática do tipo inteiro de tamanho 5 com valores 1, 2, 3, 4 e 5. Use uma função que usará um ponteiro para receber os valores do vetor e vai somar para cada índice recebido mais 2. Imprima na função principal o vetor matemática com os dados alterados.
4 – Dada uma matriz 3 por 50 solicite ao usuário digitar 3 nomes de pessoas para gravar na matriz nomes. Utilize uma função que receba os dados da matriz usando ponteiro e solicite ao usuário alterar os 3 nomes. Necessário que imprima a matriz na função main quando for alterado os nomes.
5 – Dada uma struct chamada cliente crie as variaveis nome, idade e peso. Na função main crie um vetor struct de cliente chamado lista com 5 elementos. Chame a função cadastro onde usará um ponteiro para receber a struct e cadastrar os 5 clientes. Imprima os dados da struct em outra função chamada consulta usando também o ponteiro de referência e após imprima na função principal.

Slide da aula 8 em pdf. Acessar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *